sábado, 28 de março de 2020

Ninguem Ensina Humanidade na Escola

Descoberto o esqueleto de Lucy, que teria vivido há 3,2 milhões de ...


Não se ensina Humanidade na escola.
Os Homo Sapiens, ou Homem Sábio, surgiu a uns trezentos mil anos atrás. Desde então crescemos cada vez mais. Extinguimos outras seis especies Homo e nos tornamos imbatíveis na arte de conquistar. Criativos, abstratos e dotados de uma esplendida capacidade de raciocínio, aproveitamos cada parte de nosso corpo para própria evolução. Durante boa parte desse tempo fomos semelhantes a qualquer animal, instintivos,famintos, lutando pela sobrevivência. Depois melhoramos um pouco. Nos organizamos, entendemos a necessidade do grupo, de controlar o medo e tudo que o momento nos pedia, porque é isso que os animais fazem, se adaptam para não morrer. Hoje, 300 mil anos depois, fazemos terapia, ioga, adoramos deuses, estudamos e nos tornamos cada vez mais “humanos”, sempre respeitando a ética e moral para o bem comum.
Eu nunca entendi a relação de "ser mais Humano" com "ser mais evoluído". Como se a humanidade fosse algum tipo de estagio superior da nossa especie. Nós dizimamos milhares, inclusive nossos semelhantes, consumimos tudo que alcançamos no planeta e ainda matamos especies iguais a nós. Um discurso batido e repetitivo, mas acredite, já faz algum tempo que nosso comportamento é o mesmo. Porque?
Eu não sou de direita, esquerda, centro, minoria, burgues ou proletário. Não acredito na paz universal nem que um dia tudo vai ficar bem, deuses então, cansam minha mente, mas decidi fazer o possível pra ser menos Humano. Menos instintivo, egoísta e medroso. Aprendi o papel das emoções internas e da sociedade que me envolve. Consegui entender a necessidade de uma boa politica e das crenças universalistas. Desde que me percebi Animal, entendi que a evolução não era continuar sendo Homo, mas sim Sapien. Tente ensinar um cão a usar o banheiro social e a dar descarga, acredito que a evolução é mais ou menos isso. Lutar contra nossa natureza e contra tudo que já estamos acostumados. O problema é que estamos presos no banheiro e só sabemos latir.
Me pergunto o que mais vai ser preciso pra que entendamos que não da mais pra ser Humano? Os mamutes foram substituídos por números numa conta, as cavernas por lares aconchegantes e os desenhos na parede viraram fotos em redes sociais. Mas uma coisa não mudou; nós ainda queremos mais. E se preciso for, vamos continuar matando nossa própria especie, porque como animais, ainda temos medo e vivemos lutando contra qualquer um que ameace nos tirar a vida, mesmo que só uma parte dela. O instinto, mesmo coberto por uma camada de etiquetas e talheres organizados, ainda fala mais alto nos nossos genes.
Dinheiro é bom, mas assim como os mamutes, se você não dividir apodrece. Ter segurança é importante, mas você precisa do outro pra isso, pois a lei da selva atual não perdoa quem anda só. Tentar ser feliz é fundamental, mas ninguém é feliz sozinho, faz parte da especie Homo. Respeitar a historia e aprender com ela é o único caminho que podemos tomar. Devemos respeitar o outro Homo porque o sucesso da caça e do grupo depende de todos e não de alguns.
Se reconhecer Animal é o primeiro passo para a sabedoria de fato.
Quando a Humanidade começar a tentar ser mais Sapiens, talvez isso tudo mude, porque o caminho pelo qual estamos indo é o mesmo de qualquer vírus que, na vontade de sobreviver e multiplicar, destrói seu hospedeiro sem respeitar seu ultimo folego de vida.
Mas não se culpe, ninguém ensina Humanidade na escola.

Nenhum comentário:

Plumas, penas e prisões

  - ... três meses de prisão preventiva.. O promotor vestia esses lenços pretos no pescoço, uma espécie de babador ao contrario. Faltava-l...