sexta-feira, 19 de junho de 2026

Ponto de vista



“...não, o que eu falei foi que eu aprendi a observar o tempo e o espaço - dizia entre mastigadas de um jantar noturno, enquanto eu fazia o mesmo sem perder a atenção - e isso é diferente. Não existe essa de viajar no tempo. Só dá pra observar.”  

Ele disse algumas coisas sobre o passado se comunicar com o futuro, mas nenhum podia fazer isso com o presente, tipo essas leis trismegistras, mas diferente. O caso era contado com tanto detalhe que parecia muita mentira pra ser verdade, ao ponto de você não conseguir duvidar que aconteceu, tipo história de alienígena. E só piorava. 

Dizia que conseguia observar a matéria no seu estado mínimo, ver outros espectros de luz, assistir cenas do passado e às vezes até conseguia contato com o futuro. Quando perguntei como essa façanha semi espiritualista era feita, esperando algo como viagem astral ou substâncias levemente alucinógenas, a resposta me pegou como um leve soquinho no queixo; “Eu durmo.” 

Qualquer um levantaria da mesa e iria embora ou até mudaria de assunto, mas sempre foi de meu interesse homo sapiens com essa estrutura mental. Até aqui, já ouvi tudo que é tipo de história. Mitos, fatos históricos, religiões, seitas, fofocas e etcetera. Diante de tantas verdades, minha miopia crônica sempre me impediu de enxergar com clareza todas elas, me obrigando sempre a duvidar do que ouvia ou experiênciava. Também aprendi isso em outra conversa absurdista de butiquin. O único fator que sempre permaneceu na equação foi o Ser Humano. De tantos relatos completamente extremos sobre todos os casos e lamentações da existência, a única figura que continua sendo permanente, é o humano que a diz. Indivíduos carregados de história, genética, contexto, experiências e sujeitos a regras universais do universo, lutando para sobreviver e continuar dando sentido a uma existência bela de ser vivida, mas, lamentavelmente ou não, finita. Um coletivo global completamente conectado por mentes que procuram constantemente conexão com tudo ao seu redor tipo um neurônio procurando outros pares, como se estivessem tentando compensar a maldição  atômica de nunca poder tocar o mundo ao seu redor.

“... mas eu tenho um manual de regras - continuou - sempre que eu viajo eu sigo essas regras e se eu não me trair sempre vou ter passe livre. Então não importa o que aconteça, a única forma de continuar controlando tudo é estar no Presente, nós somos a torre de comando…”.

Um brinde às meias verdades.


segunda-feira, 5 de junho de 2023

Plumas, penas e prisões

 



- ... três meses de prisão preventiva..

O promotor vestia esses lenços pretos no pescoço, uma espécie de babador ao contrario. Faltava-lhe apenas a peruca branca e um blush rosa nas bochechas grandes. Sentava desleixado como se tivesse cansado de ler tantas sentenças em tão pouco tempo e sua leitura era tão tediosa que quase que me ofereci para ajudar em minha acusação. A juíza ao lado, com o cabelereiro em dia e voz doce como de um demônio, falava rápido que eu mal consegui ouvir meus crimes. No canto da sala uma espécie de escrivã de cabelos enrolados e grisalhos, digitava apressada num computador dekstop velho como uma galinha cata milho numa lata de alumínio. Os guardas guardavam a porta como pastores alemães prontos pro ataque e minha singela defensora sentava ao meu lado com seus óculos grandes e redondos, cabelos lisos e longos e um porte peso pena como se não comesse um pão a dias. Já desfrutava do meu quarto par de algemas e por vezes procurei o celular no bolso na esperança de eternizar alguns momentos. Enquanto meu algoz contratado cuspia suas obrigações do cargo, tudo que eu queria era um um copo de café e um gole de cicuta.

Em três dias preso aprendi a bloquear celular roubado, clonar cartão, abrir conta pra empréstimo falso, a escolher uma vítima pra assalto, descobri um esquema no Banco do Brasil e fiquei sabendo de um bar tão bom em Brasília que é proibido roubar ele. O que eu não faria em sete dias? Conheci personagens curiosos que na simpatia daquele quadrado frio, foram ótimos companheiros de cela. Durante todo tempo pensava em quais deles realmente mereciam estar lá e quais poderiam ser absolvidos de seus pecados. Não me julgue, não há muito o que se fazer numa prisão além de fofocar consigo mesmo. No final são todos vítimas e carrascos que não tem a mínima noção do poder da ponta de suas canetas ou de seus canivetes. Matam-se inocentes de ambos os lados e uma selvageria absurda faz com que seres humanos se transformem em máquinas programadas para serem imparciais e frias diante a vida de milhares de pessoas que passam em suas esteiras jurídicas ou nas esquinas escuras de um bairro qualquer. O Governo continua formando criminosos através de um processo que eles mesmo criaram incapazes de julgar vidas humanas. Trituram histórias num eterno abatedouro social no qual o principal objetivo é aniquilar grupos menos favorecidos seja lá qual for seu crime, quando há um.

Não posso te dizer meu suposto crime, mas é impressionante minha capacidade de ser motivo de piada até dentro da cadeia. Não senti medo, de certa forma era como se estivesse na quinta série com meus amigos de classe. Sabia que em breve veria a luz do sol e isso me deu tranquilidade pra aproveitar melhor a estadia naquele luxuoso hotel proporcionado pela polícia civil. Seria impossível em apenas um texto descrever as infinitas vidas que conheci e histórias que ouvi. Assassinos, trabalhadores, ladroes, inocentes, doutores, pagadores de impostos. Celas superlotadas de tragédias sustentadas por um sistema falido a décadas. Mas como já disse o filosofo “Justiça é o interesse do mais forte”. Não importa quantos livros sejam escritos sobre os direitos humanos ou quantas balas caibam dentro de um crânio, os únicos ilesos da força da lei, são aqueles que as escrevem.

Há um mito antigo que diz que após a morte, você é julgado para saber se seu destino vai ser o que eles chamam de paraíso ou se vai ser devorado por um monstro jacaré. Basta que seu coração seja mais leve que uma Pluma e está tudo certo. Enquanto minha altruísta defensora lia rapidamente um curto parágrafo em minha defesa, ficava imaginando Matt com sua balança soltando calmamente seu prumo em uma pequena bandeja e eu tava tipo o Joao Grilo apelando pra tudo que é divindade. Não que eu duvidasse de minha guerreira, mas a coitada claramente precisava de ajuda espiritual naquele momento tanto quanto eu.

Dava pra ver as celas por uma janela que ficavam ao lado da escrivã centenária. Lembrei que a pouco mais de cem anos, o exército brasileiro matou Antônio Conselheiro na Guerra de Canudos. Luta travada numa mata característica da região onde se localizava uma bela flor espinhenta chamada Favela. Uma das promessas do Governo era a distribuição de terras para o exército vitorioso. Claramente isso não aconteceu e os abandonados pelo Estado, antes chamados de salvadores da pátria, ficaram sem lugar pra guardar suas botas encardidas de sangue e tiveram que se alojar numa região conhecida hoje como a primeira favela do Brasil, o atual Morro da Providência.

Sentenciou a juíza. A notícia ruim é que gastei meu réu primário. A boa é que como um bom filho de deus eu passei três dias no inferno, mas voltei pros vinhos e peixes.

Minha opinião particular é que tudo isso é uma máquina de loucos onde ninguém sabe o que está fazendo e distribuem sentenças como um médico louco prescreve receitas. O sistema está falido e a familiaridade carceraria com as escolas públicas é espantosa Mas isso não importa, se estiver achando ruim vai reclamar com o Papa. Entre Plumas, penas e prisões, meu conselho é que você corte o açúcar e vá cuidar do coração, afinal, todo mundo pode ser preso um dia.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Filosofia de Butikin



 

Precisamos ser super tecnológicos pra ser super filosóficos.

Sabe essas fotografias onde você está numa cadeira amarela de plástico, com um copo americano suado pela cerveja de um litro que você pagou dando graças a deus que era só onze reais, enquanto segura um cigarro de procedência duvidosa entre os dedos na outra mão. Colegas gesticulavam assuntos políticos e religiosos, trafegando entre inteligências artificiais capazes de responder questões muito melhores que seres humanos. Sistemas de computadores, criados por sapiens, conseguiam agora criar peças complexas como a de Shakespeare e até resolver questões amorosas. Máquinas cada vez mais inteligentes, e com potencial de desenvolvimento emocional muito maior que a maioria de alguns humanos.

Quando tudo que eu puder ser ou fazer, for feito melhor por alguns zeros e uns, quem será eu? Se um braço robótico programado pra ser perfeito, recolheu informações de todas as cirurgias do mundo e no final criou a melhor maneira de realizar uma outra mesma cirurgia, por que não deixar fazê-lo? Quem será você, quando eu puder te copiar pra internet?

Os filósofos devem rir em seus túmulos. O “Conheça-te a ti mesmo” nunca foi tão neofuturista. A humanidade desfrutando do seu auge de capacidade tecnológica, se ocupa em responder uma questão discutida a milênios: Quem sou eu no jogo do bicho?

Deveriam existir igrejas dedicadas a Sócrates, Nietzsche, Da Vinci, Steven Spilberg... O apocalipse chegou e apenas as mentes pensantes vão sobreviver. O mundo carece de identidade pessoal, enquanto competem por vagas que facilmente são ocupadas por aplicativos mais eficazes ou por robôs autônomos que custam três vezes menos e são cinco vezes mais rápidos. Tipo o Wall-e.

Depois de tantas revoluções, chegamos a Revolução Futurista. Quer viajar? Tem óculos hiper realista e fones de super potencia que vão te transportar pra um universo desconhecido, numa espécie de viagem de LSD, com a opção de tirar o óculos.

Tive meu pensamento interrompido pelo gesticulador com um “o que você acha?” e retruquei com o bico ainda molhado.

- O quadro mais caro do mundo, foi pintado por Leonardo Da Vinci. Um gênio dez vezes maior que qualquer um antes ou depois dele. Uma ironia trágica e hilaria, pois o quadro é o retrato de Jesus. O cara, a mais de quinhentos anos atrás, já pensava em helicóptero, metralhadora, viagem espacial, cirurgias complexas, por vezes resumido a La Gioconda, tem hoje uma das Artes mais valiosas do mundo, e é a foto do Criador. Eu ainda acho que a seleção natural só mudou o método, mas a selva é a mesma. E no final a pergunta é sempre a mesma: Quem sou eu no jogo do bicho?

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Fake News e o Discurso de Ódio

 


“Ser ou Não Ser? Eis a questão”. Assim começa o poema do apaixonado príncipe Hamlet, que foi lindamente inspirado após descobrir uma traição contra seu pai tramada por seu próprio tio. De Loki a Exu os mitos apresentam antíteses, vilões que no final parecem que deveriam mesmo ocupar seu papel, afinal como Jesus seria condenado? Se não Judas, quem ou como? O importante no mito não são os personagens, são os ensinamentos. Por isso pouca gente entende o “nascer de novo”.

Hamlet sentiu o que Sócrates e Jesus sentiram. Dois homens condenados a morte por pensarem demais e entregues por “amigos” aos seus carrascos. Isso me lembra O Pensador. Uma escultura que representa Dante Alighieri - esse mesmo do Inferno de Dante -, sentado numa rocha observando os ciclos do inferno abaixo dele, no qual em breve irá passar. A Divina Comedia - que de comedia não tem nada, mas leva esse nome porque não é uma Tragédia, pois termina com um suposto “final feliz” - inspirou O Pensador, que originalmente faz parte de uma composição chamada A Porta do Inferno, uma clara alusão ao clássico do poeta. Foi Dante que me revelou o destino dos maiores traidores da história. O livro é uma viagem entre o céu e inferno, que são divididos por “andares” e no nono - o mais profundo e também o mais frio (?!) - é onde está Satanás. Esse andar pertence a todos os que traíram seus amigos, familiares e etc. Suas cabeças são enterradas num bloco de gelo e apenas seus corpos ficam para fora, mas existem três condenados que não possuem esse privilégio. Satanás é representado com três cabeças na qual a cabeça da frente mastiga diariamente e eternamente a cabeça de Judas Iscariótes enquanto o resto do corpo fica do lado de fora pendurado. Sempre achei interessante essa alusão, afinal qual condenação pior do que ter a consciência sendo mastigada pela razão oculta que habita no íntimo do nosso ser? O remorso eterno gritando nos ouvidos como o som de ossos quebrando, causando dor em cada fio de cabelo do corpo e calafrios infernais te fazendo lembrar por toda a eternidade de seu pequeno delito. Esse é o destino dos caguetes, chiclete do Pai da Mentira. Adoro parábolas.

Mas, que tal começar a pensar um pouco?

Porque os que cobertos pela sua própria razão compartilham da mentira evidente? Fiz uma campanha futurista e sustentável para no final ser atacado como um pária sem direito a defesa através da famosa Fake News. Conheci “militantes” que não conseguem levantar a bunda do sofá e ainda atrapalham aqueles que tentam fazer algo de bom no mundo, uma burrice a nível nacional. Me deem aplausos e não acusações por favor. Evoluam, amadureçam. Vocês fazem parte do problema que afoga nossa sociedade no ódio desenfreado que se baseia apenas em minúsculas experiências egoístas fundamentadas no famoso método cientifico “eu acho”. O discurso de ódio funciona tão bem hoje quanto funcionou para Hitler. Indivíduos como vocês torturaram judeus, apedrejaram Jesus, condenaram Sócrates e esfaquearam imperadores. Falha no caráter parece ser algo natural de determinadas pessoas que não tem a mínima noção da influência de suas ações idiotas na vida de outras centenas de pessoas e acabam prejudicando uma comunidade inteira. Até quando vamos ser assim? Manipulados facilmente por lindas palavras sangrentas que se justificam apenas por “pensei que era um guarda-chuva” ou “se a mulher falar você tem que acreditar” ou "seu candidato é bandido"? Lamento primatas, mas não somos mais tão irracionais. Nesse ciclo sem fim o saldo final é um monte de sangue espalhado nas ruas e mais crianças sem perspectiva de futuro, porque qualquer mal feito a um também é feito a todos e a perpetuação da maldade só favorece a morte. Os propagadores do ódio são como um cão selvagem e em fúria amarrado por um barbante. Não há dialogo com bárbaros, humanos que ainda não se perceberam Sapiens. Mas não os culpo, foi difícil pra mim também começar a pensar. Não ser o lunático com a faca ainda é uma surpresa na nossa sociedade, sociedade essa cada vez mais afundada em suas loucuras de representatividade.

A manada não sabe que é manada, pense e repense suas atitudes e veja qual manipulação te domina. Questione o mínimo, a verdade dói mas é o único caminho.

A qualquer futuro acusador peço que suas alegações passem, no mínimo, pelo crivo da polícia. Eu também não me sinto bem com muita gente, mas e daí? Na vida real, acusações reais possuem consequências reais. Sei que é difícil entender com as capacidades cognitivas de alguns pois alguém que gratuitamente começa a odiar outros só porque outro alguém falou que você tem que fazer isso, me faz considerar que sua capacidade de auto-gestão é extremamente limitada. Então, talvez você não entenda o que eu quero dizer aqui, mas não se preocupe, o Tempo ensina.

E nas futuras acusações – sempre vão ter -  venha conversar. Um café pode impedir tragédias e tenho historias horríveis sobre mim que você vai odiar saber.

Leiam os Estoicos.


segunda-feira, 3 de outubro de 2022

ANARQUIA




Pela primeira vez na história desse país, 103 pessoas tiveram a oportunidade de não serem escravas do sistema.

103 pessoas puderam acordar hoje sem se sentirem culpadas pelas sujeiras nas ruas. Pessoas que conseguiram representar como a democracia deveria ser feita na realidade. Não apenas esse jogo teatral e mentiroso, cuspido em nossos olhos pela tv ou em papeis pelas ruas onde os candidatos e eleitos nas fotos, parecem sempre ter o mesmo DNA. Pessoas que sentiram o gosto da liberdade democrática na qual preferem votar naquele que mora na Senzala do que no da Casa Grande.

103 pessoas votaram num escravo para serem livres.

Isso é Anarquia. Isso é Ordem.

Eu participei de um processo democrático nacional totalmente fora do padrão do que dizem ser o comum. Foi uma campanha bem vagabundinha? Foi, mas fiz. E ainda fui validado por 103 eleitores que democraticamente escolheram votar em um Anarquista.

Isso sim é Anarquia Inteligente, não adianta ficar reclamando de mudança e não fazer nada. Entendo as dificuldades pra que isso aconteça. Por isso fiz o que fiz. Tem milhares de políticos esquecidos nas favelas e nas ruas ou trabalhadores que não podem parar o passo porque o pão pode faltar a qualquer momento. Sem contar os votos comprados e vendidos num comercio sem fim onde quem menos recebe os resultados é o povo. Se todos sabem que eles não ligam, porque continuam votando neles?

O Povo precisa tomar o Poder.

Início hoje minha campanha para 2026. Mostrei como deve começar e agora vamos para terceira parte. Aos meus 103 investidores, que depositaram aquilo que eu pedi de mais valioso, o Tempo, prometo um METAVERSO ELEITORAL. Como? Uai, acabamos de fazer. Agora é aprimorar e aplicar. Vocês são sócios de uma Ideia, voltem daqui três anos e veremos como esta seu empreendimento. O que começou a 4 anos atrás vai democratizar as campanhas eleitorais 4 anos na frente. Bem vindos ao futuro.

Aos que continuam na caverna, nãos se preocupe, a gente volta pra te buscar.

Nós somos inevitáveis.

terça-feira, 21 de junho de 2022

EU SOU O DEUS DO INFERNO

 



Entre um Olimpo rodeado por deuses que precisam de terapia, humanos que não sabem conversar, um oceano cheio de barco com gente passando querendo matar seus animais de estimação e o paraíso eterno apenas com as melhores pessoas que já viveram nesse mundo, escolher o inferno parece até um pouco óbvio.

Os Campos Elísios são o “paraíso” da mitologia grega. Um lugar no mundo dos mortos completamente oposto ao sofrimento. Seus moradores são rodeados de paisagens verdes e floridas, sempre com uma brisa fresca e tomando um sol que nunca queima demais sua pele. Rodeado de grandes personalidades como Chronos, Aquiles, Radamanto e a grande rainha do inferno, Perséfone, é um lugar destinado apenas aos poetas, sacerdotes, heróis e deuses.

Hades o grande deus do Tártaro, também é o grande deus de Elísios. Conhecido por ser repugnante e insensível nos corredores do Olimpo, tinha uma relação saudável com seu pai nos Campos. Sempre recebendo um cafuné de sua Rainha Sombria (e ciumenta), rodeado de grandes personalidades, ao som de boas poesias e músicas absurdamente bem executadas, o simplório deus da riqueza, às vezes, era obrigado a se retirar para tratar dos negócios da família. Mas nunca demorava. Tinha pouca paciência com o mundo problemático fora dos grandes e muros do paraíso eterno.

O deus que domina sobre a morte, a dor, sofrimento e que é obrigado a condenar milhares de almas ao tormento eterno sempre foi mal interpretado. Hades não foi para submundo por ser o irmão mais perigoso. Ele não condena ninguém, todos sempre foram julgados pelos seus próprios atos diante um tribunal rigoroso e inteligente que lhe dá sempre o que é justo. O único deus livre que pode caminhar entre o Céu e o Inferno, Hades é amigo do tempo e da dor, conhecedor do amor e da boa vida. As vezes dá uns B.O mas é isso, basta ter paciência que o paraíso é logo ali.

Buda, Hades e Jesus tem muito em comum. Os três possuem domínio sobre seus extremos. Essa é a graça dos mitos, a expressão simples de uma verdade absoluta. Eu acho que ser deus tem muito mais a ver com isso, ter controle sobre as mortes e vidas diárias que passamos. Caminhar entre os bons momentos com sorriso e alegria, mas saber ser justo e racional quando o tártaro estiver as portas. Ser deus é ser mais Humano. É respeitar sua existência, a do próximo e o mundo ao seu redor. É saber respeitar o tempo e ouvir o fim. É entender que o amor as vezes é Inverno, mas também é Primavera. Hoje, aos 33 padeço do entendimento de minha eternidade. Ressuscitado e iluminado tenho dominado meus infernos e apreciado melhor meus Elísios. Respeitando sempre aqueles que ainda não acordaram de seu sono, tento despertar cada dia mais minha mente com o propósito de me tornar cada vez mais o Eu Sou. Hades era um estoico, uma personalidade silenciosa e direta que nunca foi caracterizado na história como “bom” ou “mal”, mas representa um ideal a ser seguido, e é isso que o torna um deus.

O Tartaro não combina comigo e os Campos de Asfódelos me matariam de tédio. Ser um deus não é opção, é o único caminho possível para uma existência humana saudável e bem vivida. Se for preciso sofrer os invernos do inferno pra ter pequenos momentos de paz com Chronos, pode me chamar de demônio que por mim ta tranquilo. Eu só quero viver em paz antes que Zeus resolva nos punir novamente, e dessa vez vai faltar madeira pra outra arca.


quinta-feira, 19 de maio de 2022

Sophie Ananke

 



Ananke. Na mitologia grega era conhecida como a deusa da inevitabilidade. Um poeta antigo disse; “nem mesmo os deuses podem lutar contra Ananke”.

Se nem o divino escapa do Destino Inevitável, quem sou eu pra correr.

Te escrevo do passado, do seu aniversário de 2 anos.

Seu sorriso é fofo e as vezes fala igual uma monstrinha da caverna. Você ri quando pula, quando se assusta e não chora quando cai. Curiosa, esperta, entende o que a gente fala e fica puta quando a gente não entende o que você fala. Cabeça dura. Adora cafuné e massagem nas costas. Ta naquela fase que a gente desiste de vender a criança no mercado negro, sabe? Sua gargalhada é solta e tu é apaixonada pelo Léo. Nós somos. Seu olhar é profundo e tem tato afiado. A gente cheira flores na rua e você gosta de areia mas odeia sujar a mão.

Uma pequena deusa em formação.

Torna-te quem tu és Sophie. A vida é agora e a regra esta gravada no seu nome. Mesmo presa nas garras do amanhã ou entre batalhas materiais e imateriais, tenha Sabedoria pra enfrentar o Destino Inevitável. Isso que diferencia os verdadeiros deuses. Seja melhor, estoicamente melhor. Nunca se traia. Respeite a Si, respeite os outros e respeite o todo ao seu redor. O tempo é curto. Ame, se apaixone. Odeie e queira morrer, mas desista. A vida é boa sim, as vezes não, mas é. Sentidos são limitados, transcenda através do pensamento. Seja esperta, a seleção ainda é natural. Viva no agora e cuidado, porque a mente as vezes mente pra gente.

Uma mulher consciente de si causa guerras e acordos de paz. Ilumine.

E eu, pobre deus que sou, devo apenas aceitar seus abraços e beijinhos, entregando minha vida a sua. Sabendo que sem você, o universo inteiro iria a ruína.

PS(princesa Sophie): Te amo medusinha, nunca aceite menos.


terça-feira, 19 de abril de 2022

Romeu, Romeu...

 



- Imagina só – esticou e pegou a maçã na fruteira a nossa frente – se você nunca tivesse visto uma fruta dessas, nunca comeu ou se quer sentiu seu cheiro. Não conhece as flores antes dela e nem faz ideia da arvore que a nutriu. Não sabe quem a colheu e muito menos quem plantou. Desconhece sua textura, sabor ou se é amargo ou doce. Quando você comer essa maça, nada mais antes disso terá qualquer relevância. Tudo que vai importar é se ela é boa ou não ao seu paladar. Toda uma trajetória de vida, dependendo apenas do seu julgamento para saber se vai ser aproveitada com belas e deliciosas mordias e talvez até replantada, ou se será jogada no lixo como um bom e velho monte de merda. Você pode ter algum problema genético que altere seu paladar. Talvez seja “amarga demais” ou de “textura estranha”. O que vai deixar a maçã gostosa vai ser determinado pelas experiências que você teve com diversas outras coisas que na maioria das vezes não tem nenhum vínculo direto com a fruta de Newton. O que eu quero dizer – mordeu a maçã de olhos fechados com a mordedura de um manga larga e começou a falar de boca cheia – Não é a maçã, é você! Não estrague tudo só porque teve a experiência de uma colheita ruim ou boa. Às vezes é só você que não estava num bom dia também. Afinal, como dizia Shakespeare “O que é a Rosa? Um nome ou seu perfume?”. Enfim, a gente tem que conhecer a essência das coisas – e jogou a fruta quase inteira na lixeira ao lado – e essa maçã seria uma péssima experiência pra você.


quarta-feira, 17 de novembro de 2021

O Que é de Verdade?

 



Quinhentos anos antes de cristo nasceu Sidarta Gautama, o famoso Buda. Um jovem rico e inteligente que na faixa de vinte e nove anos observou o mundo e viu que algo estava errado. Depois de se deparar com a morte, a dor, a vida, o tempo e vários outros males, Buda largou todo seu reino e família para se dedicar a uma única questão: O que é de Verdade?

Uma pergunta simples para mentes rasas mas extremamente inquietante pra seres pensantes. Afinal, o que é de Verdade?

O dicionário define Verdade como “o que esta de acordo com os fatos”. No conceito grego da palavra verdade é “aquele idêntico a si mesmo”. Parece obvio, mas além de Buda vários outros passaram pelo mesmo dilema; Nietzsche, Descartes, Aristóteles, Tomas de Aquino, Carlos Drummond e toda essa galera que um dia percebeu que tem algo errado no mundo.

Imagine que um belo dia você acorda e ganha de presente um óculo da verdade. Ele não melhora sua miopia e nem te ajuda a ler melhor, mas quando usado revela a essência das coisas. Ele faz com que todos os seus sentidos façam o mesmo e a partir daí toda a experiência que você tiver no dia, vai ser experimentada em sua essência, em sua origem. Quantas verdades sucumbiriam a realidade? Quantas pessoas, projetos, planos e ideias te seriam revelados? Qual sistema de governo se mostraria verdadeiramente bom? Qual deus se sustentaria por traz das lentes de aumento? O que estaria por trás dos olhares, falas, gestos, palavras e atitudes? Quem você seria se pudesse ver a Verdade das coisas?

No cair da noite, quando se deitar novamente e colocar os óculos onde os encontrou, só uma pergunta vai ecoar em seus sonhos: Quem sou eu de Verdade?

Eu jamais seria capaz de te dar um caminho, até porque eu ainda tenho apenas pequenos pedaços dessa grande Verdade, mas se te visse na rua com os tais óculos, te diria uma coisa: Tenha equilíbrio, a Verdade pode até te derrubar, mas o que mata é a ilusão.


quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Máquina do Tempo

 


Se eu pudesse voltar no tempo que erro corrigiria?

Tantos cometidos e repetidos em minha vida.

Mudaria as escolhas, amizades, caminhos?

Talvez voltar um pouco mais, lá atrás.

Se eu pudesse voltar e repensar nascer?

Trocaria os caminhos dos meus pais com uma luz acesa

Ou as chaves esquecidas no sofá?

Se eu pudesse voltar no tempo, e descobrisse

Que na verdade meus erros nunca importaram

E que minha vida sempre foi apenas uma bucha de sena,

Num jogo desleal e confuso, o que corrigiria?

Se eu pudesse mudar as guerras, as religiões,

Os desastres e matanças infinitas, até quando voltaria?

Qual política adotaria ou país odiaria?

Pra qual romance voltaria?

Quando foi que tudo deu errado?

Onde fica o ponto que muda o mundo?

Aquele fio da morte, o gatilho da boa leitura,

Aquele pequeno espirro de paz.

Se eu pudesse voltar no tempo mudaria o que?

Mudaria quem?

Mudaria algo?

Mas, e se eu pudesse voltar no tempo

E por pura ironia triste,

Voltasse pro mesmo lugar?

domingo, 3 de outubro de 2021

QUEM NUNCA...

 


O surdo batia forte do meu lado quando eu vi ela comprando a ficha da cerveja do outro lado da roda, bem atrás do panderista dançante, que cantava com um coral de copos de cerveja e abraços, no bar do Piauí no centro da capital do país.

“ÊTA VIDA DE CÃO...”

Eu me apaixonei.

“... OLHA MEU AMOR ESQUECE A DOR DA VIDA...”

Ela sambava com um sorriso solto. Meus ouvidos quase podiam ouvir as gargalhadas de longe, atravessando os microfones e as declarações de amor de pessoas alcoolizadas num pagode muito bom. O cavaquinho chorava nervoso e o pé dela consolava num samba empolgante. Nem a conhecia e já queria apresentar para a família.

“... CHURRASCO NA BRASA, CERVEJA GELADA...”

A perdi de vista.

“PESQUISO SAUDADE, SÓ DA VOCÊ...”

O bar fechava. “Perdi a mulher da minha vida...” lamentava completamente alcoolizado a um amigo.

- É meu caro – disse ele filosoficamente bêbado – tem que ter coração pro pagodão.

“...PÉ NA AREIA, AGUA DE CÔCO, BEIRA DO MAAAR...”

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Vende-se Xódo




- “Vende-se Xodó”

- Oxi. Como assim?

- É o que ta escrito aqui uai: Vende-se Xodó. Xamego, denguinho...

- Eu sei o que é xodó cacete! Mas como assim? Porque ta num jornal?

- Se calar a boquinha eu termino de ler.

- ...!

- “Odeio quem você odiar. Cafuné. Tão legal quanto o Jack no primeiro jantar com a família da Rose no Titanic”.

- Oxi.

- Né. Quero amostra grátis.

- Se fecha. O que mais tem ai?

- Um telefone e... “a dosagem é de acordo com cada cliente, pré estabelecido em contrato. PS: sem beijo e sexo” Nossa, adorei. Quero dois!

- Nem sabe quem é a pessoa. E se for feia?

- Sendo legal igual o Jack, pode até me usar de totem.

- Manda mensagem.

- Evidente que já mandei!

- E ai?

- Não tem mais.

- Oxi. Como assim?

- É o que responderam uai. Aparentemente o mercado Xodonista esta em alta.

- E existe mercado disso?

- Aparentemente. Enfim, que bom que não deu. Eu já tava pensando aqui em vender os móveis, porque se tem um trem que vicia, é um xodozin viu.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

IGREJA DE DEUS, QUE TAL UMA APOSTA?

 



 

Elevarei minhas mãos aos céus e clamarei pelo perdão Divino, aceitando Jesus como único redentor e salvador de minha miserável alma. Frequentarei os cultos de domingo e comungarei o sangue e corpo de Cristo, sempre deixando claro minha ignorante e impulsiva acusação contra a igreja, que nunca fez sentido e que minha mente vagueava por sombras satânicas e obscuras.

Aposto minha Alma em troca da Verdade.

Estuda-se Espinoza na faculdade de Teologia, o famoso apostolo da razão. Também Sócrates, Agostinho e tantos outros. Uma boa parte deles foi morto em nome de algum deus. Jesus então, morto em nome do próprio Deus que ele pregava. É comum de pessoas que creem em seres imaginários ficarem desesperadas quando de cara com a realidade.

Todo homem tem o direito de ser livre na sua própria crença, e é de um imenso insulto sermos roubados até nos bolsos de nossas almas. É como ser cobrado pelo ar que se respira. Imagine que amanhã a taxa para cada espirro é de 5% no seu salário. Teríamos que criar o Bolsa Rinite.

Eu creio apenas em dois deuses: A Morte e O Tempo. E apenas um prova o outro. Minha intenção nunca foi calar a voz de Yavé, do contrário. Estou mais para mensageiro do que para amotinador. Não é de meu interesse brigar com Cristãos, a história já me mostrou como vocês resolvem as coisas. Meu interesse é revelar a podridão que atinge milhares de pessoas de bem, que confiam na IGREJA DE DEUS NO BRASIL, uma instituição séria e de história filantrópica digna de honras. Vocês oram e fazem vigília por seu país enquanto a própria casa precisa de uma limpeza. Digo como profeta da razão: Vocês sabem pouco de Cristo e muito menos sobre Deus. Nunca leram “Em seus passos o que faria Jesus?"

Enfim, e se eu ganhar? Não peço nada demais, apenas a demissão de todos os diretores irresponsáveis que ignoram seus trabalhos. Deveriam ao menos respeitar os pobres fiéis que loucamente ainda os defendem, repetindo assim uma história de ignorância marcada por sangue e condenações injustas, tanto em vida quanto em morte. Causados diretamente por pessoas como vocês, que ignoram “centavos” do povo, enquanto aumentam os impostos no Paraíso. Queimem seus egos numa cruz e apedrejem vossos orgulhos irracionais. Se Deus fosse uma empresa, vocês nunca trabalhariam nela.

Quem tem ouvidos, ouça!

 

http://johnkbcapsi.blogspot.com/2019/11/igreja-de-deus-no-brasil-pare-de-roubar.html

 

http://johnkbcapsi.blogspot.com/2019/11/igreja-de-deus-no-brasil-e-o-setimo.html

 

http://johnkbcapsi.blogspot.com/2020/08/a-igreja-de-deus-no-brasil-quem-diria.html

 

domingo, 19 de setembro de 2021

Autopsia de um Estóico

 


- Te falta um pouco de estoicismo - E desceu o bisturi do peito ao umbigo do cadáver na mesa de aço lindamente polido e brilhante – enquanto você não entender o básico, isso que chama de vida, ainda vai te matar.

- Vômito e Filosofia. Ótima combinação – respondi ainda limpando a boca e meio tonto.

- Filosofia? – Parou me olhando com o intestino grosso na mão – Um método de pensar onde diz que eu serei feliz na doença, em perigo, morrendo, isolado, na desgraça ou mesmo tendo meu pulmão sendo retirado por ferramentas baratas compradas pelo governo num hospital qualquer, é apenas uma filosofia? Isso aqui meu colega – cortava alguns músculos perto das costelas – nunca seria possível sem a Filosofia. Talvez, se soubesse que tua vida é um pequeno pedaço nesse infindável universo de acontecimentos, que pode se prolongar por mais bilhões de anos, ou se acabar com um engasgo de um cuscuz seco demais na mesa de jantar, tu entenderia um estoico. O dia que parar de terceirizar seus medos e culpas, atrás de teorias religiosas demais ou cientificas demais, apenas pra justificar esse medo terrível de um dia ter que parar aqui nessa mesa, ao invés de sentir ânsia, sentirá vergonha.

- Bonito o discurso mas não vi onde se aplica – falei quase vomitando novamente.

- Marco Aurélio – continuou enquanto remexia alguma coisa com o bisturi perto dos quadris fazendo o corpo balançar um pouco – disse uma vez que nada é mais produtivo para a elevação da alma, como ser capaz de examinar metodicamente cada coisa que a vida te apresenta, entendendo sempre que cada universo é um universo que deve ser respeitado. Ser estoico é ser um cidadão do mundo, um cosmonauta capaz de entender que todo o universo se conecta e se respeita num caos desenfreado de acasos que proporcionam a existência de seres e historias maravilhosas e eu devo respeitar isso como um feito infinito e inevitavel. Que ao fim, encontraremos o mesmo destino – bisturi e luvas ensanguentadas gesticulavam em minha direção – Então, limpa a porra dessa boca e toma uma água, porque se eu morrer amanhã, eu volto do inferno pra te buscar se você vomitar novamente. Eu tive uma historia foda demais pra ser ferrada por alguém que não sabe o valor de um cadáver – pegou a serra elétrica e me deu – toma, agora o crânio.

terça-feira, 27 de julho de 2021

Pausa de Semibreve

 



A boa poesia nunca se entrega.

A sutileza está nos detalhes do silêncio.

Nos instantes repentinos,

Naquilo que não é dito.

 A graciosidade do tempo perdido

A sensação de que não foi,

Mas partiu. 

Ao bom leitor resta a meditação.

O estudo profundo na pausa.

E também, a angustia do esperar

O som que, talvez, venha soar.

E ao poeta, desprovido de todos os sentidos,

Só resta confabular no breu,

Imagens daquilo que nunca lhe será dado

Mas que sempre lhe pertenceu.


terça-feira, 13 de julho de 2021

SONHAR - por SOLANGE G. NOGUEIRA em 19-11-81




SONHAR

 

Olhando para mim você

Pensa consigo mesmo: coitada

Daquela tola, só vive sonhando

Com coisas que dificilmente

Ira realizar...

Eu lhe digo que sonhar faz

Parte da vida, seja ela alegre

Ou triste,, porque se eu não

Sonhar como poderei viver

Nesse mundo tão cruel

Somente com pessoas

Falsas ao redor? Eu sei

Que sonhar tem um pouco

De tolice mas também sei

Que tolice também faz

Corações felizes. A pessoa

Sonhadora não e só aquela

Que sonha com um príncipe

Encantado ou com um

Cavaleiro de armadura de bronze

Montado em um cavalo

Branco, sonhador e toda

Pessoa que sonha com

Uma viagem, com a volta

De alguém em especial ou outra

Coisa. Eu afirmo que você

Também é um sonhador e

Que carrega essa gostosa

Tolice dentro de si. Sendo

Assim todos nós com

Tolices ou não somos

Sonhadores de natureza.

 

FEITA POR SOLANGE G. NOGUEIRA.

19-11-81


sábado, 24 de abril de 2021

Um Convite a Anarquia

 


242 crianças sequestradas por um grupo radical nigeriano são negociadas pelo governo em um teatro armado de interesses políticos e financeiros de um país marcado pela corrupção governamental. Em Mianmar um golpe militar leva milhares de cidadãos as ruas pedindo justiça e democracia enquanto são rechaçados pelo exército golpista. Opositor russo sofre um envenenamento enquanto preso político por discordar das políticas radicais de Putin.

As pessoas obedecem às leis com tamanha crença que chega ao absurdo. No Brasil, após 3 anos de processos presidenciais, debates calorosos, discursos e prisões teatrais, um juiz decide dizer que tudo aquilo foi um engano e feito da maneira errada. 211 755 692 hab. (duzentos e onze milhões, setecentos e cinquenta e cinco mil e seiscentos e noventa e dois habitantes) de brasileiros votando, matando e deixando até de se falar por que o Estado cometeu um erro. Erro que foi anunciado antes mesmo de executado. Pessoas sendo vigiadas pelo governo, presas e proibidas de viver por irem de contra as leis do Estado. Em Senegal líder da oposição é acusado de estupro e defenestrado do palco político, dificultando manifestações anti governo da região.

Embates por todos os continentes tem mostrado cada vez mais a incapacidade da estrutura política atual de gerir o mundo. Está claro que o sistema de gestão governamental como o conhecemos, está deixando todas as engrenagens dessa grande maquina social, frouxas. Todas as organizações que chamamos de Estado é uma máfia em grande escala. Os governos são grandes estruturas baseadas em enganar a população para abastecer seus participantes criminosos que nos roubam através de impostos, nossos ganhos no discurso de que os buracos da calçada serão tampados. Facilmente colocaria o Estado ao lado da máfia italiana ou movimentos criminosos nas favelas do Rio, discernindo-os apenas pela capacidade de organização burocrática, essa tal que prende todos os cidadãos as suas leis e processos, desconsiderando qualquer outra fonte de solução.

Não é preciso fazer muito esforço para ver notícias pelo mundo de países tomados pelo caos. Manifestantes e policiais são peões nesse jogo absurdo de poder e dominação irracional, onde somos estimulados a acreditar que os homens que estão no poder têm total consciência do que estão fazendo. Mortes por desigualdades sociais absurdas, estimuladas por sistemas que dificultam a evolução financeira de uma boa parte da população, que sem ter condições de trabalho, saúde, moradia e segurança, se perdem em uma vida de lutas diárias pela sobrevivência onde conseguir comprar um quilo de carne de sol é um luxo que deve ser repensado. Em todo os lugares em que existe algum conceito de Estado, as desigualdades são absurdas. A organização que deveria prestar serviços para facilitar a vida da população, não executa sua tarefa e ainda dificulta qualquer tentativa de empresas ou iniciativas privadas que se propõe em executar o serviço com uma qualidade melhor.

Qualquer um que diga que o Estado tem cumprido seu dever, ou é parte dele ou é um louco atacado pela síndrome de Estocolmo, transtorno esse que faz com que a vítima se apaixone por seu carrasco. No Brasil são quase 40% de impostos, nada mal para um pais que está entre os dez mais violentos do mundo, perdendo apenas para lugares como Costa do Marfim, onde as pessoas têm seus braços decepados por milícias locais, e Venezuela. O modelo de governo que conhecemos hoje não tem mais capacidade de gerir a população. Os únicos beneficiados pela existência do Estado, são aqueles que usufruem desse roubo explicito que molesta o indivíduo o privando de crescer e construindo um sistema de castas incubadas e por vezes ocultadas por números em uma conta bancaria. Qualquer organização criminosa conhecida, administraria melhor um país.

Modelos de sociedades anárquicas estão espalhadas pelo mundo de variadas formas e estruturas. Sejam através de cidades como Liberland perto da Croácia ou FreeTown Christiana na Dinamarca, como também nos Bitcoins, Wikipédia e até o próprio Linux. Sem contar as inúmeras redes sociais que além de facilitar a comunicação global, simplesmente silenciam presidentes caso não respeitem as regras da comunidade. Tudo que o Estado faz, nós podemos fazer melhor. Mas se ainda não compreende uma sociedade livre, veja a lista dos países com maior liberdade econômica e pouca interferência da maquina estatal, a qualidade de vida de Singapura ou da Nova Zelândia é algo de outro mundo para um morador comum de qualquer cidade no Brasil, país esse que perde apenas para alguns poucos países comunistas no quesito liberdade de mercado.

Citar filósofos anarquistas ou elucidar sobre as formas da existência anarquista seria de uma tremenda chatice de minha parte, além de não ser a melhor pessoa para isso. O proposito maior aqui é a evangelização. Apenas imagine que eu bati a sua porta as sete horas de uma manhã de domingo com a seguinte pergunta; Você deseja ser livre?

domingo, 31 de janeiro de 2021

Quem Sou Eu?

 



Você sabia que o violino tem alma?

É uma peça da grossura de um lápis e do tamanho de um mindinho infantil. Sem Alma, não há violino. Ela fica presa apenas pela pressão da caixa do violino e qualquer problema que atinja a peça, anula toda a qualidade do instrumento. Quando estraga, a troca é extremamente cirúrgica pois além da dificuldade de coloca-la dentro, não existe maneira certa de deixa-la dentro, ou seja, a Alma se ajusta semelhante a todas, mas nunca como todas. Complicado. Mas como saber então qual a melhor maneira de afina-la?

Aquilo que você chama de EU, é uma pequena Alma frágil e substituível, que dá o som e qualidade pra Vida. Diferente de todas as outras, mas igual em sua essência. A construção do caráter, manias e milhares de outras definições que nomenclamos pra esclarecer nossa jornada, nada mais é que cordas, tampos e trastes. A parte principal está lá dentro solta, e vez ou outra se desalinha ou muda, mas ainda assim é o que dá o tom.

Imagine que a vida é uma grande orquestra de violinos, de tonalidades, sons e ajustes diferentes. As cordas são suas certezas, os trastes suas dúvidas e as outras peças são todo o restante que você acha que “É”, e a Alma é quem de fato você É. Uma parte solta, frágil e oculta, que a qualquer momento pode não mais existir devido aos maus cuidados dados a todo o conjunto que você com sufoco sustenta.

Se ajustar aos desafinos da vida é uma atividade que exige força e resistência, mas principalmente cuidado. Ser Alma é ser livre, entender que tudo isso faz parte de mim mas quem define como o som vai sair sou Eu. Alma em latim é Ânimo, e assim como a pequena peça do violino também precisa de trocada as vezes, não se prenda ao restante. Se quebrar troque, se falhar concerte e se desafinar afine. Você não é violino, Você é Alma.


domingo, 10 de janeiro de 2021

HETEROFOBIA

 


Era Janeiro de 2020 quando deu o noticiário na tv. O presidente falava com orgulho e ar de vitória, “Todos os cidadãos desse país devem ser Gays. Aqueles que não são, entrarão em processo de tratamento para se adequar à nova lei”. Era um absurdo em pleno século 21.

Depois daquele dia o caos se instalou. Héteros se mobilizavam fazendo um pandemônio de manifestações sem fim, exigindo o fim da perseguição e contra as leis opressoras. Mas eles não foram ouvidos. Após meses de lutas e mortes, alguns aceitaram calados com medo de retaliação ou até de coisa pior. Héteros eram expulsos de casa pela sua escolha sexual, apanhavam na rua, não eram aceitos em empregos e vários outros tiveram que seguir uma vida dura e difícil graças as poucas oportunidades que a sociedade dava para pessoas héteros. Sem contar as humilhações verbais como “heterozinho” e os olhares julgadores quando eles explicavam suas opções sexuais. Eles iam aos palanques; “Imagine vocês, Gays e todo resto, serem proibidos de se relacionarem com alguém só porque a sociedade disse que é errado. Imagine vocês Homens Gays, tendo que beijar uma mulher só para não ter sua vida rechaçada pela sua família. Vocês Mulheres gays sendo obrigadas a casar com homens héteros. Se ponham no nosso lugar. Nós não queremos que vocês fiquem com o sexo oposto, então não nos obriguem a querer alguém do mesmo sexo”. A carnificina após esse tipo de discurso era sempre certa.

Hoje, os heteros se escondem atrás de máscaras para não sofrer mais ainda as humilhações de uma sociedade que julga mais o sexo, do que o indivíduo. Alguns ainda estão na luta pelo direito de amar alguém do sexo oposto, outros infelizmente não tiveram a mesma sorte.

A pergunta é: Quando que eles vão entender?


quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

 




         Porque Jó teve que sofrer tanto? A narrativa da história de Jó sempre me deixou incógnitas.

Dois seres celestiais fazem uma aposta e decidem punir um homem do qual eles fazem questão de dizer que é o melhor homem da face da terra.  Após doenças, mortes, tragédias, discursões, perdas materiais, brigas com amigos e família, crises existenciais, iras descontroladas e uma infinidade de boletos não pagos, ele se depara com o vencedor da aposta, que na ocasião não lhe responde nenhuma de suas perguntas, e mesmo assim o obriga a aceitar essa realidade completamente desconexa sem reclamar. Depois disso ele recebe tudo em dobro e o prazer de ter mais quatro gerações.Ele não tinha culpa de nada, levou a pancada e não fazia ideia do que estava acontecendo. 

O que se passava na cabeça de Jó?

Em todos os seus diálogos as questões de Jó fazem total sentido, quando a gente sabe o que está acontecendo por trás de tudo, mas na perspectiva real, as coisas estavam muito mais fora do alcance. Alguns fazem questão de lembrar que ele teve o dobro de filhos, mas e os que morreram? Uma aposta cruel que proibiu um homem até de morrer. 

Porque os deuses continuam jogando conosco? Coisas acontecem sem sentido, regras e caminhos que seguimos sem destino. Surras diárias de vida com ferrolhos violentos e pesarosos. Pessoas que amamos morrem e a gente se pergunta: Porque? A vida gira incansavelmente e as coisas acontecem num compasso de escolhas e consequências. Coisas aparentemente boas, outras falsamente ruins e experiências que se em algum momento tivéssemos a escolha de não passar, não sofreríamos tamanho achaque. Como seria se tivéssemos controle de nossas vidas? O que fazer quando nem mesmo sendo a melhor pessoa que você acha que pode ser, a vida vem e te dá uma rasteira violenta e sem sentido?

Esse ano com certeza me fez entender melhor o Livro de Jó. E tenho certeza que outras quase oito bilhões de pessoas também. Todos os dias ganhamos ou perdemos sem saber se é sorte ou habilidade, força de vontade ou dinheiro. Bilhões de almas desesperadas lutando pela sua sobrevivência e felicidade, e a maior parte está mais pra Jó do que pra Davi, “alguém segundo o coração de deus”. Uma raça inteira nas mãos do Grande Ser Supremo, seja lá qual for seu nome. 

Se tem uma coisa que aprendi nesse apocalipse existencial é que nem sempre as coisas vão fazer sentido, e na maioria das vezes não fazem mesmo. Só nos sobra aceitar, agradecer e continuar a luta, e se a ferida doer tem caco de telha pra ajudar a coçar.

Jó é um dos poucos livros que respeito na bíblia, mas com certeza é um dos mais sábios.

“Nu eu vim e Nu eu voltarei”, uma espécie de “Foda-se” que traduz bem a essência do livro. No final, tudo vai passar e a nossa única certeza é que a morte já esta literalmente a pairar no ar.

Desejo sorte aos jogadores e torço para que seus deuses sejam bons em apostas.

Ponto de vista

“...não, o que eu falei foi que eu aprendi a observar o tempo e o espaço - dizia entre mastigadas de um jantar noturno, enquanto eu fazia o ...